Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1007
Título: CONHECIMENTO SOBRE A LEISHMANIOSE VISCERAL ELABORADOS POR RESIDENTES EM DIFERENTES ÁREAS DE INCIDÊNCIA NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
Autor(es): SANTOS, JARDENY DA SILVA
Palavras-chave: Leishmaniose Visceral
Educação em saúde
Pesquisa qualitativa
Data do documento: 2008
Resumo: O conhecimento da população acerca das endemias que as aflige geralmente é restrito a áreas onde o número de casos são alarmantes, o que pode acarretar em um retardo no diagnóstico e tratamento em áreas de transmissão menos intensa. Constitui-se objetivo deste trabalho analisar o conhecimento sobre a leishmaniose visceral (LV) relatado por residentes em duas áreas de incidência. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, realizada nos municípios de Raposa(MA) e Santa Luzia (MA). Foram sujeitos do estudo 25 chefes de família (ou responsáveis) convidados a participar voluntariamente da pesquisa, sendo respeitado o protocolo ético. O material verbal foi obtido através de entrevista em situação individual norteada por um roteiro. As falas foram organizadas em categorias: 1-Conhecimento sobre a LV e mecanismos de transmissão; 2-Principais veículos de divulgação de informações sobre a LV; 3-Ações de educação em saúde municipais e o controle das endemias. Os sujeitos revelaram conhecer alguns sintomas clínicos da LV, embora dissociados dos verdadeiros meios de infecção. Observou-se relato da associação entre a doença canina e humana, onde o cão também foi citado como agente etiológico. O papel do Agente de Saúde e dos programas PSF(Programa Saúde da Família) foi referenciado na divulgação de informações e nas ações de controle. As falas apresentam contradições, onde observou-se a efetivação das estratégias de educação em saúde municipais, apesar da escassez de informações coerentes sobre a LV. Instruções ainda técnicas, recheadas de imperativo ainda constituem o “fazer pedagógico” em Educação e Saúde.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1007
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO pós - graduação LABORO.pdf430.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.