Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1011
Título: A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGISTRADA NA DELEGACIA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE - DPCA DE SÃO LUIS – MA.
Autor(es): SALES, JOSENALVA PEREIRA DA SILVA
VIEGAS, ROSEANE DE JESUS LINHARES
Palavras-chave: Violência
Data do documento: 2008
Resumo: O objetivo do estudo é conhecer a situação da violência contra crianças e adolescentes a partir dos registros da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA no município de São Luís/MA. Adotamos como método a pesquisa descritiva, quantitativa e retrospectiva, com coleta de dados feita através de análise documental nos registros de denúncias e relatórios que constam as estatísticas resultantes dos atendimentos realizados na DPCA durante o ano de 2006. Os aspectos de interesse do estudo foram: caracterização das vítimas quanto à idade e sexo, local de ocorrência e os tipos de violência e caracterização do agressor quanto ao vínculo com a vítima. Os resultados mostraram que dos 1.704 registros de violência a maior freqüência (59%) ocorre na faixa etária de 12 – 17 anos; as crianças e os adolescentes do sexo feminino são as principais vitimas com 58%; o local de maior ocorrência é o ambiente extra-familiar com 73%; o tipo de violência com maior número de registros é a física, com 30%, seguida da psicológica com 25,1%; No caso do vínculo do agressor com a vítima, os pais aparecem com 21% do total de agressores. Constatamos que é crescente o número de violência cometida contra crianças e adolescentes. Todos os profissionais, gestores e sociedade civil têm um papel fundamental na identificação, na notificação e no encaminhamento à assistência nos casos de violência.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1011
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL (1).pdf466 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.