Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, THAINARA RIBEIRO-
dc.date.accessioned2023-06-14T12:06:01Z-
dc.date.available2023-06-14T12:06:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/1035-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o transtorno do espectro autista e do papel da gestão escolar na inclusão dessas pessoas no âmbito educacional. Tem como objetivo analisar a política de inclusão e os seus reflexos na socialização e no ensino aprendizagem da pessoa com autismo, observando sistematicamente a atuação da gestão nas adaptações que ela fará para o recebimento desses alunos. A pesquisa pautou-se em estudos de referenciais teóricos que defendem as leis de inclusão e valorizam as mudanças do planejamento escolar e a formação para os professores para atenderem na perspectiva da diversidade e da aprendizagem inclusiva. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, com embasamento em Libâneo, Lucke e Vieira que defendem a gestão democrática com a participação da comunidade na tomada de decisões referente a organização escolar. Também incluiu a pesquisa documental de instrumentos técnicos norteadores como o Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais que faz a contextualização sobre o surgimento do autismo, buscou-se referencias de outros estudiosos como Brito e Siqueira que apontam a manifestação do autismo, seus estereótipos e conclusões após o diagnóstico. Por fim, Mantoan com estratégias de ensino para os alunos com necessidades educacionais especiais e o Plano de Desenvolvimento Individual para o Atendimento Educacional Especializado que visa a realização de ações, nas quais a gestão tem importante participação na relação com a família para a melhoria do processo ensino-aprendizagem do aluno autista.pt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleO PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1).pdf173.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.