Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost/jspui/handle/123456789/1035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, THAINARA RIBEIRO | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T12:06:01Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T12:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost/jspui/handle/123456789/1035 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o transtorno do espectro autista e do papel da gestão escolar na inclusão dessas pessoas no âmbito educacional. Tem como objetivo analisar a política de inclusão e os seus reflexos na socialização e no ensino aprendizagem da pessoa com autismo, observando sistematicamente a atuação da gestão nas adaptações que ela fará para o recebimento desses alunos. A pesquisa pautou-se em estudos de referenciais teóricos que defendem as leis de inclusão e valorizam as mudanças do planejamento escolar e a formação para os professores para atenderem na perspectiva da diversidade e da aprendizagem inclusiva. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, com embasamento em Libâneo, Lucke e Vieira que defendem a gestão democrática com a participação da comunidade na tomada de decisões referente a organização escolar. Também incluiu a pesquisa documental de instrumentos técnicos norteadores como o Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais que faz a contextualização sobre o surgimento do autismo, buscou-se referencias de outros estudiosos como Brito e Siqueira que apontam a manifestação do autismo, seus estereótipos e conclusões após o diagnóstico. Por fim, Mantoan com estratégias de ensino para os alunos com necessidades educacionais especiais e o Plano de Desenvolvimento Individual para o Atendimento Educacional Especializado que visa a realização de ações, nas quais a gestão tem importante participação na relação com a família para a melhoria do processo ensino-aprendizagem do aluno autista. | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC (1).pdf | 173.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.