Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost/jspui/handle/123456789/1044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MENDES, GEISA LUANA ALVES | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T12:26:22Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T12:26:22Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost/jspui/handle/123456789/1044 | - |
dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos no Brasil é marcada por avanços e retrocessos, e um de seus principais problemas diz respeito ao uso social da língua, isto é, práticas de multiletramentos. Nesse sentido, esta pesquisa resultou da necessidade de reflexão sobre como a escola tem trabalhado a leitura e a escrita, tendo em vista discutir sobre como as práticas de linguagem, quando mediadas por tecnologias podem contribuir para a formação integral, crítica e humanizadora de jovens e adultos. Para tanto, foi utilizada como metodologia de estudo a revisão bibliográfica, embasado em Haddad e Di Pierro (2000), Xavier (2019) - no tocante a historiografia da escolarização de jovens e adultos no Brasil -, Rojo e Moura (2012), Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015), Soares (2009) - acerca de letramentos e multiletramentos-, além de outros estudiosos do assunto. Como resultados obtidos foi possível identificar que a metodologia utilizada para o ensino de leitura e escrita na EJA ainda é tradicional, atrelado a uma herança escritural e normativa em detrimento de metodologias ativas; as práticas de multiletramentos são relevantes na EJA na medida em que oportunizam uma aprendizagem crítica, dialógica e interativa e o ensino remoto ampliou a visão limitada de educação separada do uso de TDICS, dando margem para novas possibilidades de aprendizagem e multiletramentos. | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | TDICS | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NA EJA: uma perspectiva de educação interativa e emancipatória | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Geisa - Corrigido e pronto (1).pdf | 484.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.