Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1055
Título: CORRELAÇÃO DOS RESULTADOS DAS DOSAGENS SÉRICAS DE CREATININA E TRANSAMINASES REALIZADAS EM PACIENTES COM EPILEPSIA ASSISTIDOS PELA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS DE DISPENSAÇÃO EM CARÁTER EXCEPCIONAL DE TERESINA - PI
Autor(es): DIAS, GILDETH COSTA
Palavras-chave: Epilepsia
Anticonvulsivantes
Creatinina
Transaminases
Data do documento: 2009
Resumo: A epilepsia é uma desordem cerebral crônica caracterizada por crises convulsivas repetidas decorrentes de descargas elétricas excessivas e anormais do cérebro. Este trabalho teve como objetivo correlacionar as dosagens séricas de creatinina e transaminases (exames de monitoramento) com o uso de anticonvulsivantes (gabapentina, lamotrigina, vigabatrina e topiramato) por pacientes assistidos pela Farmácia de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional de Teresina/Piauí, a qual utiliza na dispensação desses medicamentos normas do Protocolo Clínico do Ministério da Saúde da Portaria 864 de 05/11/2002. Foram avaliados 30 pacientes e observou-se pequena alteração da ALT em cinco pacientes (62,5%). Na dosagem da enzima AST, apenas dois pacientes apresentaram alteração (25%). Enquanto na dosagem de creatinina somente um paciente (12,5%) teve discreta alteração. Fez-se a correlação e concluiu-se que o tratamento com esses fármacos devem ser instituídos, nesses casos, visto que os benefícios são maiores que os riscos.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1055
Aparece nas coleções:Análises Clínicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PRONTA.pdf839.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.