Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1067
Título: A PSICOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Autor(es): OLIVEIRA, ANDREA MATOS DE
Palavras-chave: Docência
Psicologia da Educação
Data do documento: 2009
Resumo: Revisão de literatura que envolve a temática Psicologia da Educação e Formação de Professores e objetiva analisar como se dá a articulação entre Psicologia e prática pedagógica a partir dos conceitos de profissionalidade docente que discute a docência como um ofício e para tal deva existir uma qualificação especial e a Psicologia seria um componente formativo nessa qualificação. O eixo central do problema situa-se, portanto, nas contribuições da Psicologia para a prática pedagógica, pretendendo revisar como o professor pode se valer dos conhecimentos da Psicologia em sua ação e reflexão pedagógicas. Para tanto, busca-se embasamento teórico em uma literatura especializada, examinando-se o que de mais relevante foi publicado sobre a temática num período de 2000 a 2006. Inicialmente são apresentados dados de identificação da pesquisa, sua justificativa, os objetivos e a metodologia. Em seguida, a conceituação de profissionalidade docente enfocando os elementos constituintes da Docência, seus paradigmas atuais e ainda, discussão sobre a disciplina Psicologia da Educação presente nos cursos de formação de professores. Por fim serão apresentados os resultados finais para as quais a pesquisa direcionou, apontando novas perspectivas e possibilidades sobre a temática da docência.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1067
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL.pdf559.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.