Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1069
Título: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CURSO DE HISTÓRIA: ENTRE O REAL E O IDEAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA
Autor(es): SOUZA NETO, HÉLIO MARINHO DE
SILVA, JOSÉ RIBAMAR PORTELA E
OLIVEIRA, ROGERIO FERREIRA
Palavras-chave: Ensino superior
Data do documento: 2009
Resumo: Abordagem qualitativa sobre a percepção da pesquisa como principio educativo dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES), desenvolvida a partir da elaboração de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, e questionários abertos e fechados direcionados aos docentes e discentes do referido curso. Foram entrevistadas 4 pessoas , sendo 3 discentes e 1 docente do curso durante o período de Novembro de 2008. Os homens perfizeram 75% da pesquisa, na faixa etária de 20 a 30 anos, que ingressaram no curso mediante vestibular tradicional, tendo como ocupação predominante o serviço público e empresas privadas. Todos afirmaram que antes de ingressar no curso de História, não tiveram contato com a prática da pesquisa e mesmo como discente do curso continuaram não sendo estimulados a não sendo estimulados a utilizar a pesquisa como prática acadêmica. Constata-se que ouvindo os principais envolvidos no processo de construção do conhecimento do curso é de fundamental relevância para identificar suas adversidades e assim procurar supera-las.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1069
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monog.princp.educ._docencia_T II.pdf650.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.