Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1089
Título: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO CLINICO E TERAPÊUTICO DOS PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM POPULAÇÃO ATENDIDA POR UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO – MA.
Autor(es): LEÃO, ADRIANA DE SOUSA COELHO
BRAGA, GEORGINA GARCÊS
SANTOS, NILDE OLIVEIRA DOS
Palavras-chave: Hipertensão
Profilaxia
Data do documento: 2009
Resumo: Estudo quantitativo, descritivo e prospectivo, que mostra o perfil epidemiológico, clinico e terapêutico dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica em população atendida por uma Equipe de Saúde da Família no município de Rosário-Ma, com o objetivo de investigar o perfil sócio-demografico, co-morbidades referidas, sintomas, tratamento, medidas de controle e fatores de risco relatados pelos pacientes. Na avaliação dos 105 hipertensos verificou-se que 64,8% eram do sexo feminino, mais prevalente na cor parda com 59%, a faixa etária mais afetada é a de 66 a 75 anos com 32,4% dos casos, sendo que o medicamento mais utilizado é o captopril, 67,6% ,dos pacientes usam 66,7% não sabiam o que é hipertensão arterial, 81% verificam a pressão arterial menos de cinco vezes por mês e a redução de sal é feita por 81,9% dos pacientes como medidas de controle e 89,5% dizem que o programa saúde da família age como facilitador no controle da pressão arterial. A educação sobre a pressão arterial e como trata-la, incluindo medicamentos, alterações de estilo de vida, controle de peso, exercício físico e o apoio da família ajuda o paciente a controlar sua pressão.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1089
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA - NILDE - artigo hipertensão.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.