Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1090
Título: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A OCORRÊNCIA DE DIARRÉIA AGUDA EM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA
Autor(es): JANSEN, JANSEN
COSTA, ERIAS ALVES
CARVALHO, GEORGIA HELENY CAMPOS ARRUDA
CAMARA, JULIANA SOARES PENHA
Palavras-chave: Diarréia aguda
Desidratação
Programa de Saúde da Família
Data do documento: 2009
Resumo: A diarréia aguda é uma das principais causas de morbimortalidade em crianças menores de 5 anos, sendo considerada um problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi: Investigar fatores que contribuem para a ocorrência da diarréia aguda em crianças de 0 a 5 anos atendidas em uma Unidade de Saúde da Família no Município de Buriticupú-MA,buscando assim conhecer as condições socioeconômicas e demográficas da população em estudo e identificar a prática da utilização das soluções de reidratação oral. Foi realizada uma pesquisa descritiva prospectiva, a partir de uma população de crianças de 0 a 5 anos cadastradas no Programa Saúde da Família, atendidas na Unidade de Saúde da Família Açude Terra Bela. Foi obtida uma população de 48 crianças que procuraram atendimento com queixa de diarréia, no período de junho a julho de 2009. Os dados foram coletados através de um questionário com 19 perguntas semi-abertas, contendo variáveis como idade, sexo, escolaridade do responsável, renda mensal da família, tipo de casa, origem da água, destino dos dejetos, peso ao nascer, duração da diarréia da criança, dentre outras. O mesmo foi aplicado individualmente à mãe ou cuidador da criança. Os resultados mostram que a maioria da população avaliada possuía renda mensal de 1 salário mínimo, correspondendo a 50%, a ocupação da família 37% de lavradores, 32% das mães ou cuidador das crianças tinham ensino fundamental incompleto, a maioria dos responsáveis pela criança são do sexo feminino 94%, das famílias estudadas 58,3% residem em casas de tijolos; 79% utilizava água encanada, 58,5% utilizava fossas sépticas, 58,3% das crianças são do sexo feminino, 93,75% nasceram pesando mais de 2.500 gramas, 31,2% tinham entre 36 a 60 meses, 93,75% das crianças fizeram uso do aleitamento materno, grande parte das crianças já tiveram episódios de diarréia em alguma idade de suas vidas, atingindo 79% dos casos, sendo que 94,7% delas apresentaram a doença num período menor que 14 dias, 100% das mães já tinham conhecimento sobre o que era diarréia, 60,5% das mães ofereciam alimentos sólidos, os tratamentos realizados para evitar a desidratação causada pela diarréia, o mais utilizado foi o soro de pacote, administrado em 73,6% das crianças, 75% das mães já tinham conhecimento sobre o soro de reidratação oral, quanto às informações sobre o soro, 55,5% foi passada pelo Enfermeiro. Para o combate à diarréia em crianças com idade abaixo de cinco anos é importante atenção especial à saúde infantil e à alimentação das mesmas, incluindo cobertura adequada e qualidade nos serviços de saneamento ambiental.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1090
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonografiaLaboroCapa.pdf376.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.