Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1126
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL ATENDIDOS NO CAPS II DO MUNICÍPIO DE BARRA DO CORDA - MA
Autor(es): SILVA, ANA CRISTINA MANINHO VALENÇA E
BOMFIM, JOSÉ RIBAMAR SANTOS
SILVA, SURAMA MARIA FERREIRA DA
Palavras-chave: Alcoolismo
CAPS.
Data do documento: 2008
Resumo: O alcoolismo acontece desde a antiguidade na vida dos seres humanos e tem sido tema bastante difundido na atualidade em decorrência das conseqüências do seu uso. O presente estudo busca caracterizar os usuários com diagnóstico de alcoolismo cadastrados no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Barra do Corda – MA visando conhecer a realidade das pessoas que apresentam problemas devido o uso abusivo de álcool. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa realizada com usuários de álcool. Os resultados apontam para uma prevalência do sexo masculino (100%), renda familiar de 01 a 02 Salários mínimos (41%), lavradores em sua maioria (33%) dos quais 41% são solteiros, com ensino fundamental incompleto (42%) e 48% estão desempregados. Apresentaram dificuldade em conceituar alcoolismo e o início do uso de álcool prevaleceu na adolescência com maior incentivo de amigos onde se percebeu a existência de participantes que consomem álcool há aproximadamente 20 anos (42%) e 90% mencionam antecedentes familiares com história de consumo abusivo de álcool. Os locais de consumo mais freqüentes são os bares (39%) e casa de amigos (21%) e 77% já haviam feito uso de outras drogas: sendo o tabaco (34%) a droga mais citada. O principal motivo para início do acompanhamento no CAPS foi o surgimento de doença (transtorno mental), mas o abandono ao tratamento ocorreu em 53% dos participantes. As conseqüências mais relatadas foram: físicas (derrame), psicológicas (tristeza) e sociais (brigas). Conclui-se que a questão do alcoolismo exige a continuidade de estudos e a necessidade de medidas educativas e de prevenção mais efetivas no município de Barra do Corda .
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1126
Aparece nas coleções:Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de ANA CRISTINA MANINHO VALENÇA E SILVA ;JOSÉ RIBAMAR SANTOS BOMFIM; SURAMA MARIA FERREIRA DA SILVA.pdf630.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.