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http://localhost/jspui/handle/123456789/1168
Título: | RISCOS ERGONÔMICOS EM AMBIENTES DE TRABALHO: ESTUDO APLICADO AOS EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS |
Autor(es): | LIMA NETO, RAIMUNDO ALVES |
Palavras-chave: | Ergonomia |
Data do documento: | 2010 |
Resumo: | Os profissionais de educação, sobretudo, os professores da rede pública, tão fundamental para a formação do cidadão, tão desvalorizados e esquecidos como essência do conhecimento, tem se deparado freqüentemente com as doenças de trabalho ocasionando licenças, aposentadoria precoce e absenteísmo no trabalho. Em respeito e alerta sobre a importância de um ambiente favorável a este profissional abordar-se-á as principais doenças ocupacionais ligadas à ergonomia como as musculoesqueléticos (LER/Dort), as psíquicas (Depressão, Estresse e Síndrome de Burnout) além das que afetam a voz do professor. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que elencou sobre as doenças que mais afetam a saúde do educador em ambientes de trabalho em um estudo aplicado aos da rede pública visto que, o Sistema Educacional Público exige que o educador seja polivalente exigindo que o mesmo ultrapasse suas condições físicas e psicológicas; As principais queixas dos professores apresentadas na literatura pesquisada estão relacionadas pela presença de poeira, ritmo acelerado de trabalho, esforço físico, ambiente de trabalho estressante e quente, excesso de trabalho, turmas superlotadas, violência, ausência de água, uso da voz, postura corporal e problemas psicossomáticos. Considera-se que o ambiente e a organização sistemática que abrangem o ambiente laboral destes profissionais devem ser reavaliados, devendo ser adequados a realidade e necessidade do educador. Necessitando haver uma avaliação periódica desse ambiente, viabilizando a troca ou reparos quando necessário. Essa avaliação deve ser alongada a saúde do professor. Assim, a revisão da literatura permite reconhecer a importância de um estudo minucioso sobre a Ergonomia relacionada à saúde do educador, visto que, verbas existem para que esses fatores ergonômicos sejam implantados adequadamente, de forma que proporcione conforto, qualidade e segurança para que o educador permaneça em suas atividades e as desenvolva de forma eficaz. |
URI: | http://localhost/jspui/handle/123456789/1168 |
Aparece nas coleções: | Medicina do Trabalho |
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