Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1243
Título: PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO
Autor(es): NEVES, JULIO CESAR BEZERRA
Palavras-chave: Perda Auditiva
PAIR
Motorista de ônibus
Data do documento: 2011
Resumo: Abordagem sobre Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Trata-se de uma revisão de literatura cujo objetivo consiste em estudar as implicações da perda auditiva na qualidade de vida dos motoristas de ônibus de transporte coletivo urbano. Nessa perspectiva, recorreu-se à literatura especializada, ressaltando-se que a PAIR está associada à lesão coclear neurossensorial nas células ciliadas externas e internas. É bilateral, simétrica e irreversível, e muitas vezes, causa zumbido ou ruído nos ouvidos, além do que a exposição continuada a sons de alta intensidade pode provocar irritação, déficit de concentração, cansaço, mal-estar e perda progressiva da audição. Discorre-se sobre saúde e trabalho, como fatores intrinsecamente relacionados e que exercem significativa representatividade no processo de estruturação psicológica e produtiva do indivíduo numa dimensão espaço-temporal que se traduz em qualidade de vida refletindo no bem-estar do trabalhador e na produtividade empresarial. Na relação trabalho e produção, ressaltam-se os trabalhadores de transporte coletivo urbano, destacando-se a perda auditiva como um problema de saúde, decorrente do tempo de exposição ao nível de pressão sonora em sua prática profissional.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1243
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CONCLUIDA - PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUIDO E .pdf716.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.