Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1247
Título: PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO EM MOTORISTAS DE ONIBUS DE TRANSPORTE URBANO: revisão bibliográfica
Autor(es): MOURA, ROOSEVELT JOSÉ CRUZ
Palavras-chave: Perda auditiva
Poluição sonora
Ruído
Data do documento: 2011
Resumo: Realizou-se uma revisão bibliográfica onde foram extraídos dados qualitativos. O estudo foi realizado no período de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, desenvolvido a partir de material já elaborado e disponível na forma de livros, artigos científicos, periódicos e revistas disponíveis nas Bases de Dados: Bireme, Scielo e biblioteca da Faculdade Santa Terezinha - CEST, acessíveis na língua portuguesa. Este estudo revela que a rápida urbanização e o avanço tecnológico trouxeram ao homem uma melhoria da vida proporcionando-lhes bem-estar e comodidade, contudo trouxeram também consequências aos trabalhadores entre elas está o ruído de tráfego que é um grande responsável pela poluição sonora urbana. Os motoristas de ônibus de motor dianteiro são exemplo de trabalhadores que convivem diariamente com ruído e consequentemente sofrem com os danos causados por esta exposição continua aos efeitos sonoros. Pode-se perceber isso facilmente nos cruzamentos de avenidas movimentadas pela má conservação dos veículos automotores, falta de isolamento acústico dos motores e escapamentos, atritos dos pneus com asfaltos, má conservação e pavimentação das vias públicas. Essas condições foram mencionadas como produtoras de desconforto, fadiga, cansaço mental e físico.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1247
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE TRANSPORTE URBANO REVISÃO DE LITERAT.pdf706.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.