Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1267
Título: CARACTERIZAÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ NO ESTADO DO MARANHÃO
Autor(es): PEREIRA, EDUARDO FERREIRA
MENDES, JARLINA SAFIRA SILVA
MENDES JUNIOR, JOSE AGUIAR
Palavras-chave: Mortalidade Infantil
Data do documento: 2011
Resumo: A taxa de mortalidade infantil reflete, de maneira geral, os níveis de saúde e de desenvolvimento socioeconômico de uma determinada área, sendo considerado um dos mais importantes indicadores epidemiológicos utilizados internacionalmente. O objetivo desse trabalho foi de caracterizar a mortalidade infantil no município de Alto Alegre do Pindaré no estado do Maranhão. Foi utilizado um questionário e os dados obtidos foram apresentados em tabelas onde foi possível constatar que no ano de 2008, ocorreram 730 óbitos infantis sendo que 0,82% foram óbitos de crianças com idade menor de 01 ano, caracterizando a mortalidade infantil, 50% das mães estavam na idade entre 15 a 20 anos, 83,3% eram solteiras e 50% tinha o ensino fundamental incompleto; em relação às características obstétricas observou que 83,3% do local da ocorrência do parto foi no hospital, 66,6% foi de parto cesáreo, 50% tiveram a duração da gestação de 32 a 36 semanas e 50% das mães não fizeram o exame de pré-natal incompleto; em relação as características infantis observou que 50% das crianças nasceram com o peso normal, igual ou maior do que 2.500g, 66,6% foram do sexo masculino, 66,6% da raça/cor parda e 50% vieram a óbito em 48 horas. Os resultados evidenciaram que ainda falta uma atenção maior da parte do poder público para o combate da mortalidade infantil. Faltam campanhas falando sobre a importância do planejamento familiar assim como a do exame pré-natal.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1267
Aparece nas coleções:Saúde Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARACTERIZAÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ NO ESTADO DO MARANH.pdf842.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.