Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1275
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C DISTRIBUIDO POR UM PROGRAMA SOCIAL GOVERNAMENTAL NO ESTADO DO MARANHÃO
Autor(es): CARVALHO, ANAMÉLIA LOPES DE
GONÇALVES, GLEYSON ARAUJO
TRINTA, JORGE LUIS
TORRES, MARCIO AUGUSTO PEREIRA
Palavras-chave: Programa social
Data do documento: 2011
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade físico-química e microbiológica do leite pasteurizado Tipo C padronizado distribuído pelo programa social governamental “Leite é Vida” no Estado do Maranhão. Foram analisadas 52 amostras de leite, nas quais foram determinados o Número Mais Provável de coliformes a 45°C e Pesquisa de Salmonella sp utilizando-se a técnica dos tubos múltiplos segundo metodologia descrita no Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods. As análises físico-químicas foram feitas segundo o recomendado pela Instrução Normativa n° 68/06 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. De acordo com os resultados, 21% das amostras apresentaram contaminação por coliformes a 45°C, constatando-se ausência na pesquisa de Salmonella SP em todas as amostras. No que se referem aos parâmetros físico-químicos analisados, foram obtidas médias de 1.031 g/mL para densidade relativa a 15°C, 11,77% de extrato seco total (EST), 8,75% para extrato seco desengordurado (ESD), 2,98% para gordura, 0,16% (g de acido láctico/100g) para acidez titulável em ácido láctico. As variações observadas para EST foram de 10,3% a 12,7%, para o ESD 9,61% das amostras apresentaram resultados inferiores a 8,4% e em relação a gordura 25% das amostras apresentaram variações entre 2,5% e 3,7% estando fora do valor definido pela legislação. Tendo em vista os fatos citados anteriormente, tornou-se extremamente importante as análises do leite de forma a estabelecer um monitoramento constante para assegurar a qualidade do produto que é consumido pela população e também contribuir para a redução da mortalidade infantil e da carência nutricional em crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos, bem como para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do setor lácteo.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1275
Aparece nas coleções:Vigilância em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
III Seminário - Laboro_-_revisada -2011-Trinta.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.