Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1281
Título: AUDITORIA DE CUSTO: Análise de documentação médica (AIH) de acordo com as normas de auditoria realizado no Hospital Nossa Senhora das Mercês na cidade de Pinheiro/MA
Autor(es): MENDONÇA, PAULO HUMBERTO DE SOUZA
Palavras-chave: Auditoria interna hospitalar
Data do documento: 2013
Resumo: Faz-se necessário cada vez mais, na área hospitalar, a auditoria e o profissional auditor, na necessidade da própria cobrança do mercado de trabalho, e por ser cada vez mais competitiva, a capacitação profissional é exigido mais juntamente com custos acessíveis e de maior qualidade de assistência. Para isso, a implantação de auditores inclusos em uma área hospitalar é de extrema necessidade para que se tenha controle na coleta de dados e traço do perfil da instituição. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi comparar a auditoria de custo através de análise de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) de acordo com normas de auditoria no Hospital Nossa Senhora das Mercês na cidade de Pinheiro, no estado do Maranhão. Tratou-se de um estudo de caráter quantitativo e exploratório. Uma pesquisa de campo com coleta de dados através de prontuários entre o período de 01 de janeiro 2010 ao dia 31de julho do mesmo ano. Observou-se que muitas AIH’s de todos os meses sugeridos para pesquisa, não foram contabilizados por apresentarem irregularidades no correto preenchimento dos prontuários de responsabilidade médica como ausência de laudos médicos para solicitação de AIH, ausência de anamneses, prescrições sem carimbos, evoluções médicas incompletas, sendo 222 autorizações em 7 meses tornando-se canceladas.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1281
Aparece nas coleções:Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA PAULO MENDONÇA.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.