Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1308
Título: ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL E AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE UM PACIENTE PEDIÁTRICO COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: RELATO DE CASO
Autor(es): MACIEL, EMILENE MACIEL E
CAVALCANTE, LILIAN FERNANDA PEREIRA
Palavras-chave: Doença renal crônica
Data do documento: 2013
Resumo: A Doença Renal Crônica é uma patologia progressiva e irreversível da função dos rins, caracterizada por graves distúrbios metabólicos e sistêmicos, tais como: cardiovasculares, neurológicos, hematológicos, endócrinos. O objeto do trabalho foi descrever o acompanhamento nutricional e o nível de atividade física de uma paciente pediátrica com Doença Renal Crônica atendida no Hospital Universitário Materno Infantil, no município de São Luís do Maranhão. O relato do caso clínico foi analisado por meio da avaliação do estado nutricional, exames físicos, aferição pressórica, parâmetros bioquímicos, antropométricos, consumo alimentar e da aplicação de um questionário internacional sobre atividade física. A paciente apresentava hipertensão arterial sistêmica, os exames laboratoriais de ureia e ácido úrico estavam normais, porém o de creatinina estava alterado em todas as averiguações. O exame de urina diagnosticou a presença de hemoglobina, proteína, leucócitos, hemácias e bactérias. Os parâmetros antropométricos indicaram um estado grave de depleção nutricional, devido à desnutrição proteico calórica, baixo peso para idade e baixa estatura para idade. O consumo dietético habitual demonstrou concentrações baixas de cobre, iodo, manganês, selênio, magnésio, mas o sódio, cálcio, vitamina D, A, B3, B5, C e fósforo estavam acima do esperado. E o recordatório de 24 horas apresentou os níveis de tiamina, magnésio, cobre, iodo, selênio, potássio, vitamina A e manganês abaixo da normalidade e os valores de cálcio, fósforo, vitamina D, C, B3, B5, sódio e proteínas estavam elevados. O exame físico indicou depleção da musculatura periorbital, quadro de constipação, estágio avançado de cárie dentária. Unhas, cabelos e língua normais. A paciente evidenciava um bom estado geral (BEG), ausência de febre, edemas, icterícia e cianose. Em relação à avaliação bioquímica, os níveis de hemoglobina, leucócitos, hematócrito, plaquetas e proteína-C- reativa estavam acima do esperado. E o questionário referente à atividade física resultou em sedentarismo da paciente. A intervenção nutricional de modo imediato e eficaz é imprescindível, pois esta pode restaurar os parâmetros que se encontram anormais, conforme verificado em cada análise proposta neste trabalho.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1308
Aparece nas coleções:Nutrição Clínica, Funcional e Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Nutrição da Faculdade Laboro 2013..pdf784.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.