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dc.contributor.authorPASSOS, ALLINE RODRIGUES-
dc.contributor.authorMACHADO, MARCELO BRANDÃO-
dc.date.accessioned2023-06-19T18:46:33Z-
dc.date.available2023-06-19T18:46:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/1471-
dc.description.abstractNos últimos anos apesar da carga horária de trabalho ter diminuído em relação ao século passado, a sociedade moderna vive em um ambiente de transição, de desenvolvimento científico, tecnológico e social, no qual a carga de trabalho excessiva resulta no esgotamento físico e mental. A síndrome de burnout foi descrita pela primeira vez por H.J. Freudenberg, no ano de 1974. Os autores mais atuais a descrevem como uma síndrome causada pelo contato contínuo por fatores estressores do ambiente de trabalho. É composta de três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Predominando-a nas classes com maior contato pessoal. A categoria de professores vem sendo apontada como uma das mais propensas à síndrome, estando exposta a vários fatores desencadeantes do burnout. O objetivo deste estudo é analisar a produção científica Brasileira sobre a Síndrome de Burnout em docentes. A pesquisa realizada neste estudo trata-se de uma revisão de literatura nas obras brasileiras. Dentre os achados destacam-se as três dimensões multifatorial, a de maior prevalência foi à exaustão emocional nos dois gêneros, os homens tem o maior índice em baixa realização profissional, e as mulheres tem o maior índice em despersonalização. Em relação ao surgimento da S.B verificou-se, que quanto a maior o nível educacional, mais suscetível é a ocorrência, isso explicaria os altos níveis de EE.pt_BR
dc.subjectstress ocupacionalpt_BR
dc.subjectburnoutpt_BR
dc.titleSÍNDROME DA DESISTÊNCIA: um estudo sobre a produção científica sobre a Síndrome de Burnout entre docentespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Psicossocial

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