Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1488
Título: CARACTERIZAÇÃO DE PACIENTES E PRINCIPAIS DROGAS UTILIZADAS NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA EM SÃO LUIS.
Autor(es): NASCIMENTO, WALQUÍRIA DO
ALVES, STEFFANY EMANUELLE
Palavras-chave: Emergência Psiquiátrica
saúde mental
Data do documento: 2015
Resumo: As incapacidades associadas à doença mental representam problemas sociais, econômicos e de saúde pública, que se tornam extremamente custosos e criam grandes sofrimentos para as pessoas afetadas, suas famílias e a sociedade. O estudo teve como objetivo caracterizar as principais drogas utilizadas e o perfil dos pacientes do serviço de urgência e emergência psiquiátrica de São Luís –MA. Realizou-se um estudo com 102 pacientes, apresentadas as características demográficas e socioeconômicas dos mesmos (71,57% homens e 28,43% mulheres, com idade entre 11 a mais de 49 anos), no período de maio de 2015. Dentre estes, 54,90% não haviam completado o Ensino Fundamental e 13,73% eram analfabetos. Cerca de 45,10% dos pacientes eram negros. Os dados mostram a prevalência do uso de mais de uma substância psicoativa em 30%, principalmente quando associado ao álcool, crack e maconha. É fato que as políticas em saúde mental trouxeram muitas mudanças satisfatórias para os portadores de transtorno mental, no entanto, é necessário que haja um suporte maior para os familiares, pois estes também são fatores determinantes no tratamento do paciente e sofrem juntos.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1488
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PolianaLimaVieira.pdf750.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.