Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1510
Título: GESTÃO OPERACIONAL DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE SÃO LUÍS MARANHÃO: Abordagem Utilizando Modelagem Computacional
Autor(es): ALMEIDA, HECTOR JAMERSON SILVA
ABREU, SHIRLEY SILVA
Palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos
Data do documento: 2015
Resumo: Este artigo aborda a logística de coleta de resíduos sólidos urbanos na cidade de São Luís, capital do Maranhão, apresentando o histórico de tal processo, assim como seu atual layout, propondo melhorias quanto ao operacional, utilizando o software ARENA® de simulação de processos. O foco do estudo é a área B da cidade de São Luís, onde maior parte dos resíduos sólidos urbanos é coletada. O software ARENA® tem por funcionalidade principal a geração de alternativas ao processo decisório no que se refere à alocação de veículos para a coleta domiciliar, estudo de tempos e processos. Tendo em vista os grandes custos gerados para os cofres públicos e, da mesma forma, levando-se em consideração os aspectos ambientais envolvidos no processo, faz-se necessário um estudo sobre os recursos utilizados no processo de coleta domiciliar de resíduos sólidos, no caso, do recurso caminhão compactador, avaliando o nível de utilização, produtividade e quantidade alocada por área, de acordo com o número diário de resíduos gerados, identificação de gargalos, leadtime do processo e assim por diante. Assim, será possível a avaliação da logística do processo e, dessa forma, verificar pontos de melhorias no mesmo.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1510
Aparece nas coleções:Logística Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTÃO OPERACIONAL DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA .pdf431.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.