Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1511
Título: LOGISTICA REVERSA: um estudo sobre sua prática como ferramenta para a responsabilidade socioambiental compartilhada
Autor(es): ARAÚJO, SAMUEL CORRÊA DE
SANTOS, SHEILA VALÉRIA CHAVES DOS
Palavras-chave: Logística reversa
Responsabilidade compartilhada
Meio ambiente
Data do documento: 2015
Resumo: Diante da realidade de muitas organizações, implantando e investindo em um novo conceito de produção - a sustentável, surge neste contexto a logística reversa. A abordagem tem como objetivo encaminhar uma discussão acerca da Responsabilidade Socioambiental compartilhada a partir da utilização da prática da logística reversa, haja vista que as preocupações com a preservação do meio ambiente têm sido consideradas prioritárias para a sociedade. O estudo baseou-se no levantamento, leitura e análise de referenciais que abordam o assunto, considerando também a legislação pertinente a questão da responsabilidade socioambiental. Trata-se, portanto, de um estudo de caráter bibliográfico, explicativo-descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa sinalizou que o princípio da responsabilidade compartilhada restabelece a importância da obrigação mútua entre todos os setores da sociedade em promover ações e atitudes socioambientais, concluindo assim, que a logística reversa é o instrumento de motricidade de todo um sistema integrado (industriais, comerciais, poder público, consumidores, cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis) para o manejo correto dos produtos que podem ser reciclados, reaproveitados ou descartados adequadamente em local apropriado, evitando a degradação ambiental.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1511
Aparece nas coleções:Logística Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO SHEILA E SAMUEL LOGISTICA CD.pdf565.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.