Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1531
Título: UMA ABORDAGEM INTEGRADA SOBRE A SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO, SUA FISIOPATOLOGIA, TRATAMENTO E RELAÇÃO COM O TRABALHO.
Autor(es): SOARES JUNIOR, ELVY FERREIRA
Palavras-chave: Síndrome
Túnel do carpo
Data do documento: 2015
Resumo: A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma condição clínica resultante da compressão do nervo mediano no túnel do carpo. É a mais frequente síndrome compressiva de nervos periféricos e os estudos transversais realizados têm demonstrado prevalência de 9,2% nas mulheres e 0,6% nos homens, com pico de incidência entre 50 e 59 anos. Os sinais e sintomas clínicos mais comuns da STC são: dor, hipoestesia e parestesia no território de sensibilidade do nervo mediano (particularmente no polegar, dedo indicador e médio e face radial do dedo anular), com piora noturna dos sintomas. Atualmente, essa alteração neuromuscular tem atingido um número de pessoas cada vez maior, principalmente trabalhadores que desempenham atividades de intensa movimentação do punho. Nessa perspectiva, idealizou-se a proposta de investigação da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento para a Síndrome do Túnel do Carpo, além de investigações sobre sua relação com o trabalho tomando-se como referência a pesquisa bibliográfica a partir dos aspectos mais expressivos sobre a STC. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão de literatura a partir de referenciais bibliográficos específicos como objetivo revisar os principais estudos que descrevem a fisiopatologia da STC, os principais métodos de seu diagnóstico e as principais formas de seu tratamento. O estudo realizou-se no período de outubro de 2015 a janeiro de 2016.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1531
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELVY MONOGRAFIA COMPLETA.pdf447.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.