Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1595
Título: VALOR ENERGÉTICO DA FARINHA DE MANDIOCA DO GRUPO D’ÁGUA PRODUZIDA NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE FERRER– MA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA
Autor(es): JESUS, MAGNOLIA BATISTA CARDOSO DE
Palavras-chave: Manihot esculenta Crantz
Saúde Pública
Data do documento: 2015
Resumo: A farinha se constitui num dos principais produtos da mandioca e seu uso é muito difundido em todo o país, sendo o principal produto consumido pela população maranhense. O objetivo deste trabalho foi realizar a análise físico-química da farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) do grupo d‟água produzida no município de São Vicente Ferrer- MA, com o intuito de determinar o seu valor energético. A amostra foi coletada e levada ao laboratório de análises químicas e Bromatológica da Universidade Federal do Maranhão para serem analisadas. A amostra de farinha d‟água analisada neste trabalho apresentou-se com valores dentro do permitido pela Legislação brasileira, a umidade apresentou valor médio de 7,1% (< 13% recomendado pelo MAPA Ministério da Agricultura e Pecuária), para as cinzas o valor médio ficou 0,83% (≤ 1,4% permitido pela Legislação do MAPA). Em relação aos outros parâmetros presentes na amostra de farinha d‟água, foi observado que os teores de carboidratos somaram 89% e com relação aos lipídios e proteínas, os valores encontrados foram muito baixos, justificando assim a ausência destes parâmetros na Legislação brasileira vigente. Basicamente é composta por carboidratos, o que torna esse alimento uma potência energética, contribuindo de forma positiva na alimentação das populações mais carentes e de menor poder aquisitivo.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1595
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAGNÓLIA.pdf959.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.