Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1634
Título: MATERIAIS PERFUROCORTANTES NO AMBIENTE HOSPITALAR: causas e principais ações de enfermagem para prevenção e minimização de acidentes
Autor(es): CONCEIÇÃO, JOSSELMA ARCANJO DA
LAGO, LUIGI LUIZ SANTOS
LAGO, SIDNA LEONA MENDES MARTINS
FERREIRA, ZENILSON SOUSA
Palavras-chave: Materiais perfurocortantes
Ambiente hospitalar
Enfermagem
Data do documento: 2016
Resumo: O ambiente hospitalar compreende um local em que ocorre grande parte da assistência em enfermagem, cujas ações desses profissionais podem propiciar acidentes com perfurocortantes, assim como levar à contaminação por agentes biológicos. Diante disso o presente trabalho teve como objetivo conhecer por meio de uma revisão de literatura os acidentes envolvendo materiais perfuro cortantes no ambiente hospitalar, as suas causas e as principais ações de enfermagem para a sua prevenção e minimização. A metodologia utilizada foi descritiva, com revisão bibliográfica. As fontes de dados para a revisão de literatura foram sites da área da saúde, com artigos científicos publicados em revistas, abrangendo os sites de busca da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, publicados no período de 2007 a 2016. Entre os resultados encontrados, verificou-se como principal material perfurocortantes envolvido nos acidentes a agulha, destacando-se como material biológico o sangue. As principais causas de ocorrência desses eventos foram: a sobrecarga de trabalho, paciente agitado, estresse e o reencape de agulhas e o incorreto descarte desses materiais. Entre as condutas adotadas após acidentes para minimização dos riscos, descaram- se os cuidados imediatos no local lesionado, avaliação médica, com a identificação do material biológico envolvido, exames, quimioprofilaxia e vacinação. Referente a prevenção evidenciaram-se: a vacinação contra Hepatite B, a notificação do acidente, o uso de equipamento de proteção individual (EPI), treinamentos periódicos junto aos profissionais de saúde, adoção de suportes fixos para as caixas de descarte do material perfurocortante e a educação continuada com os profissionais de saúde no ambiente hospitalar. A prevenção de riscos torna-se essencial, cuja e notificação sobre a ocorrência desses aciddentes no âmbito hospitalar, a fim de conhecer os riscos e acidentes ocorridos e implementar ações para coibi-los.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1634
Aparece nas coleções:Enfermagem de Trabalho



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.