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http://localhost/jspui/handle/123456789/1684
Título: | EDUCAÇÃO EM SAÚDE: prevenção das complicações crônicas em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 |
Autor(es): | ABREU, ALANNE MOREIRA COSTA, ALESSANDRA PIMENTA MIRANDA, BRUNA PATRÍCIA PEREIRA |
Palavras-chave: | Diabetes Mellitus Complicações Crônicas |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | A educação em saúde configurou-se através dos tempos, como uma das estratégias do poder público para garantir o desenvolvimento de ações de controle e prevenção de doenças. O modelo de promoção da saúde tem o objetivo da capacitação da comunidade para a melhoria de sua qualidade de vida através de ações dentre as quais se destacam as de educação em saúde. A presente pesquisa trata-se de uma revisão de literatura e teve como objetivo estudar as principais complicações e medidas preventivas do Diabettes Mellitus tipo II. O DM é definido como uma doença multissistêmica, ou seja, uma doença que pode afetar vários sistemas do nosso organismo, acarretando assim consequências bioquímicas e estruturais decorrentes de uma ação inadequada da insulina. É uma doença endócrina, com causas multifatoriais que está relacionada diretamente à produção insuficiente de insulina, falta desta ou incapacidade da mesma de exercer sua função com êxito. A história natural do DM é marcada pelo aparecimento de complicações crônicas, geralmente classificadas como microvasculares – retinopatia, nefropatia e neuropatia – e macrovasculares – doenças cardiovasculares. Mudanças de estilo de vida são comprovadamente eficazes e sem efeitos colaterais, devendo ser arduamente indicadas para todos os pacientes, mesmo aqueles de risco mais baixo. O planejamento das ações educativas, como parte das ações de saúde, quer de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, cura e reabilitação, deve contar com a participação da equipe de saúde, de usuários, e de representantes de diferentes segmentos da população, na busca de intervenção mais adequada à realidade local. Esta pesquisa colabora para o progresso entre serviço e comunidade, preparando os profissionais por meio do desenvolvimento da capacidade crítica e criativa a fim de atuarem em atividades educativas junto à população. A proposta apresentada coloca-se como uma estratégia de intervenção educativa que amplia os conhecimentos dos sujeitos sociais assistidos nos serviços públicos de saúde. |
URI: | http://localhost/jspui/handle/123456789/1684 |
Aparece nas coleções: | Saúde Pública |
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