Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1694
Título: O IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL DO SUICÍDIO NA FAMILIA: estudo de caso
Autor(es): SANTOS, CAMILA PECEGUEIRO M.
LIMA, LISIANE OLIVEIRA
SARAIVA, MARLY AZEVEDO
GUIMARÃES, NATIANE ARAÚJO
Palavras-chave: Suicídio
Impacto psicológico e social
Data do documento: 2016
Resumo: O suicídio compreende o ato da pessoa tirar a sua própria vida, constituindo-se em uma tipologia de morte que mais cresce em nível mundial, tornando-se na atualidade um problema de saúde pública. O ato de findar com sua própria vida reflete negativamente principalmente junto aos familiares, cujo luto sofrido, além da dor da perda, traz diversos sentimentos prejudiciais. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo conhecer o impacto psicológico e social do suicídio na família, por meio de um estudo de caso. A metodologia utilizada foi exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa.Discorre-se acerca de um caso de suicídio, ocorrido na capital maranhense, por meio dos relatos da cônjuge do falecido, que discorre sobre os impactos negativos na família, diante do ato suicida. Nota-se a importância de políticas públicas de prevenção ao suicídio, assim como Programas de Atenção aos familiares para que os mesmos possam enfrentar o luto, assim como não desenvolver problemas em saúde, além de futuras idéias suicidas. Percebe-se, desta forma, a importância de profissionais comprometidos na prevenção à depressão, além do acompanhamento aos familiares de suicida.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1694
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LABORO-ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL-O IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL DO SUICÍDIO NA FAMILIA-LISIANE-FINAL.pdf415.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.