Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1711
Título: O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO BAIRRO DO JOÃO PAULO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: Um estudo do Projeto Arte Erê desenvolvido pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão- CCN
Autor(es): JESUS, JOSEBETH DE SOUSA MALHEIROS DE
SANTANA, JUCYARA LIMA
SILVA, POLYANI SOARES
Palavras-chave: Trabalho Infantil
Data do documento: 2016
Resumo: Abordagem sobre o trabalho infantil em estudo retrospectivo onde esta prática ocorre no Brasil desde o século XVII ao XIX, época da escravatura. Ampliou-se a partir da inserção de máquinas voltadas para o ramo da indústria. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumento de análise de dados secundários sobre esta problemática que atinge a população brasileira e em especial a ludovicense. Destacou-se inicialmente sobre o trabalho infantil e seus aspectos históricos, enfatizando seus rebatimentos na vida das crianças e adolescentes, apresentando a realidade no contexto brasileiro e maranhense, além do marco legal da proteção contra o trabalho infantil. O universo empírico deste estudo foi o Projeto Arte Erê, realizado pelo Centro de Cultura Negra do MaranhãoCCN como estratégia de retirada de crianças e adolescentes das ruas, redimensionando suas habilidades através das ações desenvolvidas Acreditou-se que esse projeto seja uma forma significativa de enfrentamento do trabalho infantil.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1711
Aparece nas coleções:Políticas Públicas e Gestão da Assistência Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.