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Título: SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades de inserção do assistente social no âmbito escolar no ensino fundamental na rede pública
Autor(es): DIAS, FADUA LETICIA MAIA
REIS, FLÁVIA MANOELA BAÊTA NASCIMENTO
Palavras-chave: Serviço Social
Educação
Escolas Públicas
Data do documento: 2016
Resumo: Abordagem da discussão sobre o Serviço Social e educação, apontando os principais desafios e possibilidades de inserção do assistente social no âmbito escolar no ensino fundamental na rede pública, a partir de aportes legais e demandas postas nesta política, sobretudo no espaço escolar. A motivação em estudar esse objeto de pesquisa sobreveio a partir da compreensão sobre a Educação como um direito capaz de promover transformações sociais, sendo um importante campo de intervenção profissional para o assistente social. A escola ganha status quando percebe-se a presença de sujeitos históricos com diferentes peculiaridades sociais, culturais e econômicas, evidenciando as desigualdades sociais e se configurando como um espaço recheado de contradições, tendo presente as expressões da questão social. Nesse sentido, essa pesquisa inicialmente discute sobre Política de Educação, dando ênfase a história do Serviço Social na educação, assim como as Bases Legais na Educação e a Interdisciplinaridade. Logo após, reflete-se sobre os desafios e possibilidades da inserção dos assistentes sociais no âmbito escolar, mais precisamente nas escolas da rede pública de ensino, direcionando numa possível intervenção pautada nas legislações pertinentes à categoria, no intuito de mediar os princípios fundamentais de cidadania e o ciclo de violência e demais expressões da questão social que se manifestam no âmbito escolar. A partir do estudo conclui-se, portanto, que se faz necessário que a intervenção profissional seja centrada na universalização de direitos, fazendo do ambiente escolar, um espaço propositivo e de execução de Políticas Públicas, programas e projetos que visem a efetivação dos direitos desse segmento populacional e de que é preciso ainda, uma ampliação de debates acerca das atribuições e competências do Assistente Social na educação, tendo em vista a possibilidade de inserção e intervenção nessa área.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1717
Aparece nas coleções:Políticas Públicas e Gestão da Assistência Social

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