Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1720
Título: O SERVIÇO SOCIAL NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS ÀS FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CRAS: uma revisão literária
Autor(es): CARVALHO, EDILANE SANTOS
FERNANDES, IVONE OLIVEIRA
TEIXEIRA, MÁRCIA BARBALHO
PEREIRA, ROSEDNA MARA MILLIOLI
SOUSA, ROSELINE SANTOS
Palavras-chave: Serviço Social
CRAS
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho visa apresentar o Serviço Social na efetivação dos direitos sócio assistenciais às famílias atendidas no Centro de Referência da Assistência Social, podendo inferir que a importância do papel do profissional na garantia e efetivação das políticas públicas contribui para o desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, utilizando de ações que fortaleçam os vínculos familiares através da oferta do convívio familiar e comunitário. Esse processo possibilita mostrar a importância das políticas públicas ao acesso aos direitos socioassistenciais às famílias; fazendo- se necessário alcançar prover os mínimos sociais, apoiando a família, mas também garantindo o acesso a bens e serviços sociais. A realização deste trabalho está fundamentada em uma pesquisa descritiva e bibliográfica, onde foi feito estudos com base de dados, Scielo, Lilacs e Bireme. A busca foi realizada a partir de publicações de artigos científicos, do período de 2007 a 2012, tendo como período de coleta de dados janeiro a abril de 2016. A importância dos programas sociais na garantia e efetivação dos direitos socioassistenciais e na superação das vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias é uma medida de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social adequando à situação da família no âmbito das políticas públicas. Assim, é notório que as dificuldades ao acesso dos direitos socioassistenciais contribuem para situações de vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias, pois desencadeia um processo de fragilização dos vínculos familiares, tornando as famílias mais vulneráveis. Nota-se que o profissional de serviço social torna-se um protagonista fundamental na materialização das políticas públicas através da sua atuação profissional; intervindo através da melhoria de condições de vida da população. Como consequência, para o Serviço Social, as ações dos profissionais norteiam para que não haja equívocos junto à demanda atendida. Tal importância do trabalho do Assistente Social possibilita um olhar mais amplo do senso comum, ou seja, a garantia de direito à Assistência Social. Sendo pontos positivos a contribuição para a minimização de situações de vulnerabilidade. Para fins, para que ocorra a intervenção profissional é necessário que a execução dos serviços sociais esteja voltada não só para um único indivíduo, mas para família no todo. Fazendo-se necessário uma constante preparação para a garantia de direitos.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1720
Aparece nas coleções:Políticas Públicas e Gestão da Assistência Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDILANE.pdf259.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.