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http://localhost/jspui/handle/123456789/1802
Título: | ENSINO AGROECOLÓGICO: IMPORTANTE FERRAMENTA NA CONSOLIDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL |
Autor(es): | DADALTO, DANÚBIA LEMES RAMOS, LETÍCIA MOURA |
Palavras-chave: | Ciências rurais Sustentabilidade Agroecologia |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi discutir e ressaltar a importância da confirmação do ensino agroecológico para o ensino das ciências rurais. No campo do ensino agrícola surge nos últimos anos uma nova tendência na produção de bases ecológica e socialmente justas, potencializada pelos processos de conscientização ambiental e oriunda da articulação entre os movimentos estudantis e civis das ciências agrárias e de lutas dos movimentos sociais do campo. Nesse contexto, surge a Agroecologia como um referencial social e científico que se situa na transição de um modo de produção capitalista para a consolidação de outro sistema agrícola. Apesar das limitações e dificuldades, o papel do ensino agroecológico é não se portar como um pacote de técnicas estabelecidas por especialistas, ao contrário, o conhecimento agroecológicos e a prática devem surgir de um exame participativo e constante das dinâmicas sociais, econômicas, culturais e ecológicas que se expressam no desafio de construir uma ciência rural participativa. |
URI: | http://localhost/jspui/handle/123456789/1802 |
Aparece nas coleções: | Gestão e Docência do Ensino Superior |
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TCC. Danúbia e Letícia. 29.03.16.pdf | 148.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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