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Título: ERGONOMIA: ESTUDO DE CASO EM UMA SALA DE AULA E UM LABORATÓRIO SOBRE NÍVEL DE ILUMINÂNCIA PREVISTO NA NR-17
Autor(es): COSTA, GEORGE IGOR CABRAL DA
Palavras-chave: Ergonomia
Iluminação
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo de caso tem por objetivo medir e avaliar as condições luminotécnicas presentes em ambiente de trabalho escolar, sala de aula e de laboratório, de uma escola particular de ensino técnico e profissionalizante em São Luís/MA, tomando por base os aspectos ergonômicos da iluminação no ambiente de trabalho. A iluminação de ambientes de trabalho é estabelecida pela Norma Regulamentadora (NR) no 17, que, em seu item 17.5.3, especifica que “em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade” e estabelece também, no subitem 17.5.3.3 que os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na Norma Brasileira Registrada (NBR) 5413, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O estudo de caso foi realizado em uma sala de aula e um laboratório de informática, escolhidos de forma a representar todas as salas e laboratórios da escola técnica, pois todas apresentam características semelhantes, em dois turnos distintos, matutino e noturno, através de medições do nível de iluminância desses ambientes escolares, com o auxílio de luxímetro. Os procedimentos de medição e análise dos dados foram baseados nas normas NBR 5382/1985 (Verificação de Iluminância de Interiores) e NBR 5413/1992 (Iluminância de Interiores). Os resultados das medições mostraram que os níveis de iluminação da sala de aula e do laboratório de informática, de um modo geral, nos turnos medidos, não estão completamente adequados às normas mencionadas anteriormente, pois o fator ergonômico iluminação neste ambiente de trabalho está diretamente 1 Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Laboro, 2017. relacionado à saúde e desempenho dos professores e alunos, portanto requer medidas para sua adequação às normas, bem como deve também ser alvo de preocupação da direção da escola, como meio de minimizar riscos ocupacionais e atenuar seus efeitos negativos na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1838
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