Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1899
Título: CONHECIMENTO DE NUTRICIONISTAS EM FITOTERÁPICOS SOBRE A FUNÇÃO HEPÁTICA PRESENTES NO MEMENTO FITOTERÁPICO – FARMACOPEIA BRASILEIRA
Autor(es): BARBOSA, ANNE KARYNNE DA SILVA
Palavras-chave: Fitoterápicos
Extratos Vegetais
Fígado
Data do documento: 2017
Resumo: O uso de fitoterápicos no Brasil vem crescendo como alternativa terapêutica, a propagação do uso de fitoterápicos se dá pelo baixo custo, quando comparado com medicamentos sintéticos, O Memento Fitoterápico – Farmacopeia Brasileira apresenta dois fitoterápicos que auxiliam o funcionamento hepático, sendo eles Cynara scolymus L. e Ginkgo Biloba L. Com o objetivo de verificar o conhecimento de nutricionistas recém- formados sobre os fitoterápicos que tem relação com o funcionamento hepático. O estudo foi realizado através de um formulário contendo 09 questionários sobre fitoterápicos que estão relacionados com a função do fígado com 30 nutricionistas que fazem pós- graduação Lato Sensu em Fitoterapia, com idade mínima em anos de 22 e máxima de 47, com média de 27,80 ±5,53 com peso corporal total em Kg com mínimo de 42 e máximo de 84,9, com média de 59,45 ±9,28, com estatura em metros com mínima de 1,52 e máxima de 1,72, com média de 1,62 ±0,06. De acordo com as respostas assinaladas em cada questionário, percebemos que a maioria dos nutricionistas que cursam pós- graduação lato sensu em fitoterapia, possuem poucos conhecimentos sobre os fitoterápicos e suas funcionalidades, sobre o nome popular e o nome científico, bem como a dose a ser prescrita. Os dados da tabela podem representar, a necessidade de busca de conhecimento sobre fitoterápicos para atuação profissional específica e/ou a deficiência no ensino de graduação sobre fitoterápicos. Conclui-se que os nutricionistas que fazem especialização lato sensu em fitoterapia, ainda desconhecem bastante os fitoterápicos sobre a função hepática presentes no Memento Fitoterápico.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1899
Aparece nas coleções:Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterápica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Fitoterapia__final_correto[1].pdf419.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.