Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/1946
Título: A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES RENAIS CRÔNICOS: limites e possibilidades de atuação
Autor(es): CUTRIM, HALAIANA MESQUITA
Palavras-chave: Serviço Social
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do profissional de serviço social no atendimento aos pacientes renais crônicos, bem como evidenciar a importância desses profissionais no tratamento e acolhimento desses pacientes. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica com base nos principais livros, artigos científicos e manuais sobre a temática. Foi realizada uma abordagem sobre a patologia renal, destacando o atendimento nefrológico na saúde e, em seguida, uma análise sobre a saúde como espaço da prática do serviço social, nela incluída a nefrologia como área de atuação para os profissionais de serviço social. Como resultado da pesquisa, podemos perceber que estes profissionais são essenciais na unidade de hemodiálise e que esta se apresenta como mais uma importante área de atuação para os assistentes sociais. A atuação do assistente social na equipe multiprofissional é de grande importância aos pacientes portadores de insuficiência renal crônica e sua família, uma vez que sua prática acontece a partir de intervenções, acolhimento e orientação quanto aos seus direitos e a sua condição de saúde, contribuindo para a manutenção do tratamento e o bem estar dos pacientes e de sua família.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/1946
Aparece nas coleções:Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Halaiana TCC Artigo Saúde Pùblica.pdf167.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.