Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, JEFTHER FELIPE LIMA-
dc.date.accessioned2023-06-23T18:33:09Z-
dc.date.available2023-06-23T18:33:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/2071-
dc.description.abstractAs mudanças ocorridas em nossa sociedade exigem dos docentes do ensino superior constante atualização profissional, ritmo laboral intenso, maiores níveis de produtividade e competitividade no ambiente de trabalho. Tais mudanças deixam os docentes mais propensos ao adoecimento físico, mental e social; dentre eles, a Síndrome de Burnout chama a atenção pela sua gravidade. Assim, com o objetivo de investigar a relação entre a Síndrome de Burnout e o trabalho docente, realizamos uma revisão integrativa de literatura com o material produzido nos últimos cinco anos sobre tal temática nas bases de dados LILACS, SciELO, Medline e ERIC, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 415 artigos que, após leitura do resumo e submissão aos critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 25. Categorizamos a discussão dos resultados em três grandes eixos: Fontes geradoras de estresse, As dimensões do Burnout e Diferenças de gênero. Percebemos que o docente está submetido (ou, em muitos casos, se submete) a uma atividade laboral cercada de fontes geradoras de estresse e mal-estar: sobrecarga de trabalho, jornada de trabalho prolongada e realização de diversas funções, etc. O estudo nos permitiu perceber, ainda, que na maioria das pesquisas foi identificada uma diferença na percepção das mulheres sobre o impacto das fontes geradoras de estresse, adoecimento e sofrimento no trabalho docente. Acreditamos que mais pesquisas sobre esta temática se fazem necessárias, à medida em que se percebem que fatores psicossociais do trabalho docente demonstraram alta associação com a Síndrome de Burnout.pt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectRevisão Integrativa de Literaturapt_BR
dc.titleO TRABALHO DOCENTE E A SÍNDROME DE BURNOUTpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laboro (Jefther).pdf164.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.