Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2075
Título: CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL E BURNOUT: O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SOBRE O MAL ESTAR DOCENTE
Autor(es): SOUZA, KÁSSIA HELENA BARROSO DE OLIVEIRA DE
OLIVEIRA, LINDINALVA BARROSO DE
Palavras-chave: Clima organizacional
Burnout
Inteligência emocional
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo pretendeu analisar como os fatores da cultura e do clima organizacional podem desencadear o mal-estar docente, e qual importância tem para as instituições de ensino superior como procedimento avaliativo às questões sobre a motivação profissional. Objetivou também esclarecer fatores como estresse e o Burnout, caracterizado como tensão emocional crônica. Optou-se como metodologia pela pesquisa bibliográfica, visando a percepção e interação sobre o assunto por meio de livros, teses e dissertações disponíveis em repositórios digitais e artigos científicos. O estudo buscou também compreender o impacto da síndrome de Burnout em docentes, expondo suas particularidades, sintomas, impactos, intervenção e prevenção. Foram abordados a literatura consultada, programas e demais métodos centrados na pessoa e resposta do indivíduo, enfocando a competência emocional que pode ser desenvolvida e colocar em prática em diferentes contextos, sobretudo no ambiente profissional. Deste modo, com o auxílio da inteligência emocional, o professor tem melhor interação e cooperação, obtendo êxito profissional e qualidade de vida.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2075
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÁSSIA HELENA BARROSO DE OLIVEIRA DE SOUZA com ficha catalografica e paginacao - final.pdf523.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.