Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEMOS, JOSÉ SALIM DUTRA DE-
dc.contributor.authorMENDES, LÍDIA MARIA OLIVEIRA ROSA-
dc.date.accessioned2023-06-23T18:48:00Z-
dc.date.available2023-06-23T18:48:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/2076-
dc.description.abstractO presente estudo visa discutir os aspectos da formação educacional para a sociedade de forma geral e suas especialidades no ensino superior. Pensar em formação educacional no contexto do sistema econômico vigente, sociedade capitalista, nos instiga refletir sobre qual o propósito do ensino superior na formação educacional para a sociedade. Sobre o prisma de que educar é instruir por meios legais que far-se-á necessário conhecer quem semeia esse modelo de educação, ou seja, quais as variáveis que permeiam este educador. A dinâmica do sistema educacional é constituída por interações complexas capazes de gerar inúmeros desafios quer seja nas instituições públicas e privadas, em ambas o ensino superior se depara com formação humana, e nesse processo a educação pode ser polarizada na preparação ao mercado do trabalho e cidadania democrática. Pretende-se instigar um momento de reflexão com base nas perspectivas da formação humana suscitadas pela falta de oportunidade. Convém, retratar que esta pesquisa é de cunho bibliográfico relatando as assertivas e contradições expressas por autoridades do assunto, que confrontadas as indagações suscitadas neste trabalho deliberam o quão a formação humana está condicionada ao formador, que usa de suas atribuições para educar mediante aos anseios da hegemonia do capital. Conclui-se que a expansão e difusão do conhecimento acontecerá com mais eficiência e eficácia quando as instituições de ensino superior, juntamente com o Ministério da Educação entenderem que as necessidades dos docentes e discentes são de caráter emancipatório, pois terão autonomia pra exercer seu labor profissional; e humanizador, capazes de interpretar direitos e garantia, princípios fundamentais do exercício de cidadania e democracia.pt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO HUMANA: A EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO E CIDADANIA DEMOCRÁTICApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Laboro (1).pdf710 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.