Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2146
Título: PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO OCUPACIONAL NAS PROFISSÕES DE METALÚRGICOS, MOTORISTAS, MÚSICOS E ODONTÓLOGOS: uma revisão de literatura
Autor(es): DIAS, NILTON JOSÉ GONÇALVES
Palavras-chave: Perda auditiva
Saúde ocupacional
Data do documento: 2018
Resumo: A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído de origem Ocupacional (PAIR ou PAIRO) acomete uma significativa parte dos trabalhadores de determinadas profissões. Este trabalho tem como principal objetivo abordar, através de uma revisão de literatura, a ocorrência em quatro profissões acometidas pela lesão, apontando o que há de semelhante e diferente entre estas atividades, de acordo com locais e ambientes de trabalho, e se isso influencia na ocorrência, agravamento ou atenuação da lesão. Avaliamos especificamente os trabalhadores de quatro profissões (Músicos, Metalúrgicos, Motoristas e Odontólogos), em uma revisão bibliográfica, onde foram analisados 68 artigos, destes, 24 foram utilizados. Concluiu-se que os trabalhadores metalúrgicos empregados, apesar de estarem expostos por mais tempo aos ruídos, e em condições de ambiente de trabalho menos confortáveis, realizam trabalhos menos prazerosos, têm disciplina e mais acessos aos meios de prevenção, por uso mais frequente de EPI e EPC do que os trabalhadores motoristas, músicos e odontólogos, e têm os menores índices de ocorrência de PAIR. Mediante aos achados observamos que o uso frequente e disciplinado dos EPI’S é fundamental para prevenir PAIR.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2146
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. MEDICINA DO TRABALHO- FINALIZADO. Revisao da literatura PAIR.15.08.2018docx.pdf134.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.