Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2180
Título: SÍNDROME DE BURNOUT: contextualização, características e a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam na área da saúde
Autor(es): ASSIS, FÁBIO HENRIQUE RODRIGUES DE
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Saúde Ocupacional
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho aborda sobre a síndrome de Burnout, conhecida como síndrome do esgotamento profissional, doença essa que está em ascensão, devido às jornadas de trabalho excessivo e outros determinantes nos dias atuais. Nessa síndrome, o profissional tem como sinais e sintomas o cansaço físico, desmotivação, agressividade, com mudanças bruscas de humor, lapsos de memória, irritabilidade, depressão, baixa da autoestima e atitudes negativas. A mesma é amplamente associada aos profissionais de saúde, pois são profissionais que lidam com uma carga excessiva, acontecendo o desgaste profissional, o estresse, entre outros sintomas, que podem progredir para essa síndrome. A síndrome será apresentada na forma de uma revisão bibliográfica. Foram levantados artigos atualizados de dados da medicina ocupacional, relacionado a saúde do trabalhador com ênfase a patologia psicológica ocasionada pela carga horaria de trabalho no ambiente ambulatorial e hospitalar, provocando consequente adoecimento físico e psicológico. Portanto, já estão demonstrados através da literatura médica nacional e internacional, o adoecimento do profissional de saúde, seu nexo causal com a atividade de saúde como doença ocupacional que se não tratada, levará o profissional, a incapacidade laborativa parcial, temporária, permanente ou irreversível.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2180
Aparece nas coleções:Perícias Médicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FÁBIO DE ASSIS FINAL.pdf301.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.