Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2220
Título: REDE DE CUIDADOS PARA REABILITAÇÃO PSICOSOCIAL NOS CAPS ÁLCOOL E DROGAS DO ESTADO DO MARANHÃO: Uma revisão da literatura
Autor(es): BARROS, JADE TAUANY DE SOUSA
ABREU, THALITA DUTRA DE
Palavras-chave: Política de Saúde
Saúde Mental
Data do documento: 2018
Resumo: O uso de substâncias psicoativas é considerado, atualmente, o mal do século. O Ministério da Saúde considera que o consumo de álcool e outras drogas é uma questão de saúde pública e não de segurança pública ou de polícia. Desta forma, este trabalho buscou descrever a rede de cuidados para os usuários de drogas ou substâncias psicoativas atendidos no CAP’s álcool e drogas do Estado do Maranhão. Sabe-se que os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica. Utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa, através de leis e demais obras de autores estudiosos da temática. Conclui-se, portanto que educar a população é fundamental, pois promove a redução dos obstáculos relativos ao tratamento e à atenção integral voltada para os consumidores de álcool e outras drogas; aumentando a consciência coletiva sobre a frequência dos transtornos decorrentes do uso indevido dessas substâncias. As opções de atenção disponíveis, bem como seus benefícios, devem ser amplamente divulgadas.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2220
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO THALITA E JADE 121118.pdf113.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.