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dc.contributor.authorSILVA, RICHARDSON GOMES-
dc.date.accessioned2023-06-27T11:08:59Z-
dc.date.available2023-06-27T11:08:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/2247-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral mostrar como o marketing de relacionamento se faz necessário para alcançar a satisfação e fidelização dos clientes. Considerando- o uma ferramenta com o objetivo de criar um elo de comunicação das organizações com os seus clientes reais e potenciais, assim como estreitar essa relação. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão de literatura, em que os dados foram coletados através do levantamento das produções científicas e demais materiais produzidos e publicados acerca de discussões e de experiências sobre o assunto. A pesquisa identificou que o marketing de relacionamento é de fato uma estratégia que age através da criação de uma relação consecutiva e progressiva, o que beneficia o cliente e a organização, pois cria vantagens competitivas para as organizações possibilitando assim a individualização do cliente e uma ampla percepção das suas necessidades. Desta forma, consiste na introdução de um novo paradigma para as organizações que precisam sobreviver no mercado cada vez mais competitivo, ou seja, trata-se de um diferencial quando o assunto é fidelização e satisfação dos clientes, culminando em benefícios à organização.pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.titleMARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTESpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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