Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2265
Título: COLETA DE VIBRAÇÃO NO SISTEMA DO CARRO EMPURRADOR DE VAGÕES NO TERMINAL MARITIMO DE PONTA DA MADEIRA: uma análise da forma mais segura para realizar a atividade sem comprometer a NR-12
Autor(es): LIMA, ALEXSANDRO FERREIRA
Palavras-chave: Coleta de Vibração
Empurrador de vagões
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho aborda sobre as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir uma coleta de vibração no sistema de acionamento do carro empurrador da área de viradores de vagões no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, de forma segura sem interferir na saúde e integridade física dos colaboradores da equipe de manutenção preditiva atendendo as orientações da NR-12. Buscou-se responder qual a forma mais segura de coletar vibração no sistema do carro empurrador do virador de vagões? A pesquisa teve como objetivo garantir a forma mais eficaz e principalmente segura para garantir a rotina de manutenção preditiva no TMPM. Esta rotina deverá ter como produto o diagnostico prévio de futuras quebras dos componentes dos viradores de vagões, de forma que seja possível um planejamento prévio para aquisição de recursos e materiais sobressalentes. Os objetivos específicos desse trabalho visam garantir uma exposição menor do técnico responsável pela coleta, maior disponibilidade dos equipamentos, aumentar a produtividade da equipe e uma maior produção. Detalhando ainda mais o trabalho podemos elencar os seguintes pontos: inspecionar componentes do carro empurrador sem realizar o bloqueio do equipamento, verificar a possibilidade de uso de bastão para coleta de vibração e aumentar a previsibilidade de troca de componentes mecânicos. Foi necessário levantar algumas possibilidades para realização da inspeção preditiva no carro empurrador de forma segura. A análise de vibração nos componentes da área de viradores de vagões e carro empurrador é extremamente necessária para previsão de troca dos componentes, evitando assim a quebra prematura desse ativo, pois em situações emergenciais pode ocasionar grandes perdas de produção no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2265
Aparece nas coleções:Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Alexsandro_rev1_24.06.19.pdf818.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.