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Título: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
Autor(es): SILVA, ANTONIO CRISTIANO NASCIMENTO DA
MOREIRA, LÍVIA PONTES
Palavras-chave: Formação continuada
Gestão escolar
Data do documento: 2019
Resumo: A construção dos projetos voltados para a formação tornou-se, no presente, uma miscigenação entre os preceitos adotados no currículo e as diversas propostas contextualizadas nas dinâmicas educacionais para que assim a visão dos professores seja realmente outra em relação a formação, ou seja, que vejam como apoio, esteio, preparação, algo que venha de encontro com suas expectativas. Sendo assim, torna-se enfática a real necessidade em se repensar os objetivos da formação continuada. Os encontros de formação continuada com o professor deverão ser um espaço de reflexão, de releitura do cotidiano escolar, das coletivas experiências em sala de aula, onde as trocas são gratificantes. Atualmente é imprescindível se investir em formação continuada, em pesquisas, principalmente na formação do professor, uma vez que a demanda é imensa e o público-alvo torna-se cada vez mais exigente e ao mesmo tempo ansioso pelo querer aprender. Nesse sentido, cabe aos formadores estabelecer essa relação de intercâmbio entre o novo, o já elaborado e o reelaborado, em coparticipação com o professor. Os professores têm que estar preparados para a transformação de simples problemas em verdadeiras situações problemas, pois os alunos anseiam pelo preparo para o campo de trabalho, para os grandes concursos, para a realidade da vida.
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