Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2296
Título: O PAPEL DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Autor(es): RIBEIRO, GABRIELA AGUIAR
Palavras-chave: Docência
Competências Pedagógicas
Data do documento: 2019
Resumo: Este estudo apresenta o papel da docência no ensino superior e as tecnologias educacionais, tendo como principal problema da pesquisa a busca para entender e analisar quais as competências que um professor universitário deve ter para utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas facilitadoras do conhecimento. Com o intuito de embasar esta pesquisa, levantamos como analise para uma metodologia de trabalho bibliográfico alguns autores, sendo eles: Vasconcelos (2005), Borba, Ferri e Hostins (2006), Fernandes (1998), Amaral (2010), Araújo (2004), Valente (1999), Mello (1999), Geller (1995), Lampert (2000), Lévy (1999),Cortellazzo (1999), Torres (1998; 2000).O resultado da pesquisa salienta-se que estamos vivendo uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo sócio – interacionista.Nesse contexto, encontra- se um modelo ideal de educador que é fundamento nas competências educacionais, comportamentais e técnicas dos mesmos que reflete na forma de mediar a interação entre máquinas, alunos e aprendizagens, utilizando os recursos tecnológicos de maneira criativa, na busca da construção coletiva do conhecimento, que implica uma mudança no paradigma educacional e da função do professor na relação pedagógica, focalizando as inovações tecnológicas como ferramentas para ampliar a interação do conhecimento e da aprendizagem significativa.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2296
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA AGUIAR RIBEIRO.pdf137.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.