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http://localhost/jspui/handle/123456789/2296
Título: | O PAPEL DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
Autor(es): | RIBEIRO, GABRIELA AGUIAR |
Palavras-chave: | Docência Competências Pedagógicas |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | Este estudo apresenta o papel da docência no ensino superior e as tecnologias educacionais, tendo como principal problema da pesquisa a busca para entender e analisar quais as competências que um professor universitário deve ter para utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas facilitadoras do conhecimento. Com o intuito de embasar esta pesquisa, levantamos como analise para uma metodologia de trabalho bibliográfico alguns autores, sendo eles: Vasconcelos (2005), Borba, Ferri e Hostins (2006), Fernandes (1998), Amaral (2010), Araújo (2004), Valente (1999), Mello (1999), Geller (1995), Lampert (2000), Lévy (1999),Cortellazzo (1999), Torres (1998; 2000).O resultado da pesquisa salienta-se que estamos vivendo uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo sócio – interacionista.Nesse contexto, encontra- se um modelo ideal de educador que é fundamento nas competências educacionais, comportamentais e técnicas dos mesmos que reflete na forma de mediar a interação entre máquinas, alunos e aprendizagens, utilizando os recursos tecnológicos de maneira criativa, na busca da construção coletiva do conhecimento, que implica uma mudança no paradigma educacional e da função do professor na relação pedagógica, focalizando as inovações tecnológicas como ferramentas para ampliar a interação do conhecimento e da aprendizagem significativa. |
URI: | http://localhost/jspui/handle/123456789/2296 |
Aparece nas coleções: | Gestão e Docência do Ensino Superior |
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