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Título: O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um olhar sobre a atuação e contribuição de uma comissão própria de avaliação em universidades públicas e privadas para o desenvolvimento institucional.
Autor(es): LIMA, IDEAN SILVA
Palavras-chave: Ensino Superior
Avaliação Institucional
Data do documento: 2019
Resumo: O advento da Lei no Lei 10.861/04 trouxe a educação superior à necessidade de transformações que lhes permitiram avanços fundamentais no que se refere à gestão do ensino superior e as politicas de educação. É notório que nesse contexto a criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) abarcou as avaliações do MEC (in loco), ENADE e ainda, fortaleceu a auto avaliação institucional que é o foco principal desse estudo, sobretudo no que se refere a implantação e institucionalização das Comissões Próprias de Avaliação (CPA). A proposta desse estudo é perceber a auto avaliação enquanto processo de produção de conhecimento e que tenha como objetivo principal sustentar os laços de colaboração entre os atores institucionais, através disso espera-se perceber qual a relevância das Comissões Próprias de Avaliação nesse contexto e sua atuação através do comparativo entre Instituições de Ensino Superior (IES) Pública e Privada em São Luís do Maranhão, respeitando a complexidade dos processos de auto avaliação destas IES. Este será um estudo documental que tem como ênfase o desenvolvimento da autoavaliação em IES no contexto do SINAES, descrevendo desde a elaboração da metodologia e construção de instrumentos de coleta de dados até a divulgação dos relatórios. Este processo destaca a importância destes registros para a gestão da instituição, mas que se reflete também na melhoria do ensino.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2298
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