Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost/jspui/handle/123456789/2308
Título: | EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Breve reflexão sobre o processo histórico evolutivo da educação infantil. |
Autor(es): | FERREIRA, TEREZA CRISTINA |
Palavras-chave: | Educação infantil Politicas Públicas |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | O presente artigo tem como principal finalidade refletir sobre a educação infantil e o surgimento das politicas públicas educacionais. Nessa perspectiva iniciaremos uma discussão reflexiva sobre o processo histórico evolutivo que influenciaram as politicas públicas e suas concepções de infância na educação, assim como as leis que protegem as crianças e as identificam como cidadão de direito. As propostas na educação infantil, bem como a criação de diferentes órgãos para o atendimento da criança de 0 a 6 anos, apoia-se na história da Educação na Europa e no Brasil discutindo o processo de criação das primeiras instituições pedagógicas ocorridas entre o século XV e início do século XXI e o processo de organização da Educação Infantil como política pública. À luz de análise documental e bibliográfica foi possível constatar que as políticas e as concepções pedagógicas que fundamentaram a história da Educação Infantil no Brasil transitaram da assistência à educação. |
URI: | http://localhost/jspui/handle/123456789/2308 |
Aparece nas coleções: | Gestão e Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tereza TCC.pdf | 206.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.