Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2312
Título: A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DE FLUXO NA ÁREA DE LOGÍSTICA OPERACIONAL NAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS
Autor(es): CAMPOS, ADRIANO FERNANDES
LAMAR, CELIMAR DA CONCEIÇÃO BALDEZ
Palavras-chave: Administração
Mapeamento de fluxo
Logística
Data do documento: 2019
Resumo: O setor portuário brasileiro apresenta-se como o segundo setor mais importante, após o setor rodoviário, quando analisado o sistema de transportes nacionais. Representa um dos modais mais importantes para a indústria e a logística do Brasil. Nesse contexto, a operação portuária é uma etapa importante do processo logístico do fluxo de movimentação de mercadorias, em que o tempo, a eficiência e a qualidade da operação de embarque, desembarque, transbordo, estocagem e fiscalização dependem do grau de coordenação entre os atores da cadeia logístico portuário, logo uma ferramenta administrativa que possibilita uma melhor organização logística é necessário nesse processo. Diante do exposto este estudo objetivou analisar de que forma o mapeamento das operações contribuem para a melhoria do processo logístico, com a intenção de mostrar a importância da logística através do seu mapeamento para facilitar o transporte de cargas, armazenamento e distribuição da matéria prima fazendo com que se transforme em vários elos de uma corrente continua sem falhas e atendendo às expectativas do cliente final. A pesquisa se baseou em uma pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos e redes eletrônicas. Conforme os estudos ao implantar e utilizar um mapeamento de fluxo é um fator determinante para o estabelecimento de uma estratégia competitiva da empresa, a qual determinará as diretrizes e, assim, as tarefas que deverão ser desenvolvidas para alcançar os objetivos planejados.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2312
Aparece nas coleções:Gestão Portuária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DE FLUXO NA ÁREA DE LOGÍSTICA OPERACIONAL NAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS.pdf219.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.