Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2355
Título: AFASTAMENTO DO TRABALHO POR MOTIVO DE SAÚDE: UMA ANÁLISE SÓCIO-DEMOGRÁFICA DAS DOENÇAS QUE MAIS IMPACTAM EM ABSENTEÍSMO NOS SERVIDORES IDOSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-IFMA
Autor(es): PEREIRA, ELVIO PORTO
Palavras-chave: Absenteísmo
Envelhecimento
Data do documento: 2019
Resumo: O absenteísmo, enquanto ausência do empregado ao trabalho, é um fenômeno complexo e de etiologia múltipla, que inclui tanto causas fatores individuais como fatores relacionados com próprio ambiente e a organização laboral. O envelhecimento e as próprias condições de trabalho podem ocasionar danos físicos e psicológicos que podem favorecer o absenteísmo nesse segmento profissional. O presente estudo tem como finalidade analisar as doenças que mais contribuem para o absenteísmo na população idosa dos servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Trata-se de um estudo sobre absenteísmo-doença entre os servidores com mais de 60 anos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que recorre a uma abordagem quantitativa, retrospectiva dos afastamentos por motivo de doença desses servidores, no ano 2017, registrados no Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal-via Unidade SIASS.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2355
Aparece nas coleções:Saúde do Idoso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elvio-versão conforme exigência Laboro (1).pdf174.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.