Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2398
Título: ANÁLISE DOS EXAMES PAPANICOLAU REALIZADOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM SÃO LUIS/MA
Autor(es): SANTANA, SIMONE MENDES
SILVA, OTÍLIA PATRÍCIA TORRES DA
BARROS, WATTYNA MARA COELHO LEANDRO
Palavras-chave: Saúde da mulher
Exame citopatológico
Data do documento: 2011
Resumo: O Papanicolau é um exame importante na prevenção de doenças inflamatórias do trato genito-urinário, câncer de colo uterino e DST's, realizado como forma de prevenção e diagnóstico, fazendo parte do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Ministério da Saúde. O câncer de colo uterino é uma neoplasia maligna observada tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi identificar as patologias ginecológicas evidenciadas através do exame colpocitopatológico, no Centro de Saúde Turu II da cidade de São Luís/MA, no ano de 2010. Foi realizado um estudo retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados um roteiro, contendo idade e resultados obtidos no exame preventivo. A população constou de 438 exames realizados pelo Papanicolau, no período já descrito. Os resultados monstraram que a faixa etária predominante de mulheres encontra-se entre os 20 aos 34 anos (48%), porém a pesquisa abrange mulheres de todas as faixas etárias, sendo elas subdividas de 14 em 14 anos no instrumento de pesquisa da seguinte forma: até19 anos; 20 a 34 anos; 35 a 49 anos; 50 a 64 anos e 65 anos ou mais. A prevalência de patologias ginecológicas é maior em mulheres que se encontram em na faixa etária reprodutiva e sexualmente ativa. As patologias ginecológicas mais detectadas pelo exame citopatológico foram: Inflamação (93%), Cocos (34%), Gardnerella (26%) e Candidíase (10%). Pode-se concluir que apesar dos programas voltados para a atenção integral à mulher, elas ainda são acometidas por patologias específicas do gênero que poderiam ser prevenidas e/ou tratadas precocemente e que o câncer do colo do útero apesar de ser uma neoplasia comum, apresentou baixa prevalência na Unidade pesquisada.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2398
Aparece nas coleções:Saúde Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE MENDES SANTANA;OTÍLIA PATRÍCIA TORRES DA SILVA ;WATTYNA MARA COELHO LEANDRO BARROS.pdf844.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.