Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2400
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROGRAMA HIPERDIA APARTIR DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NO CENTRO DE SAÚDE TOCA DA RAPOSA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – MA
Autor(es): FERREIRA, ADEILMA DA SILVA
ANDRADE, FLAVIANE DE LIMA
SOARES, MÁRCIA LIMA
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Hipertensão
Data do documento: 2013
Resumo: A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do programa HIPERDIA a partir da satisfação dos usuários no centro de Saúde toca da raposa em São Mateus – MA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário. A amostra constituiu-se de 30 usuários acompanhados pelo programa. Concluiu-se que o PNAHADM satisfaz as expectativas da maioria dos usuários. Os principais motivos citados por aqueles que se julgaram insatisfeitos foram à falta de fornecimento regular da medicação e a falta de educação em saúde, que não é fornecida pelos profissionais. Acredita-se que, para que se cumpram as ações relativas à Saúde Pública, é imprescindível a elaboração de planejamento prévio, pautado nos principais anseios da população em questão, visto que a satisfação expressa pelo usuário é um instrumento útil na orientação das medidas corretivas para prestação dos serviços de saúde. A aplicação da pesquisa de opinião tornou-se fundamental para a elaboração de um plano estratégico situacional que enfoca a qualidade da assistência bem como propõe a equipe ações e estratégias que irão favorecer a qualidade do atendimento aos usuários cadastrados no Programa HIPERDIA.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2400
Aparece nas coleções:Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEILMA DA SILVA FERREIRA;FLAVIANE DE LIMA ANDRADE;MÁRCIA LIMA SOARES.pdf915.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.